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Demolição do Elevado da Perimetral muda trânsito no Centro do Rio

Via começa a ser derrubada em abril de 2013, quando todas as pistas serão interditadas

Quando os 5,5km de extensão do Elevado da Perimetral forem retirados da paisagem, o trânsito no Centro do Rio vai respeitar uma nova lógica de planejamento. Um dos principais símbolos de uma cidade construída somente para o transporte sobre rodas, sua demolição permitirá uma integração ainda maior entre outros modais, como trens, metrô, BRT, o teleférico da Providência e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Construída entre os anos de 1950 e 1970, a Perimetral será demolida da mesma maneira que foi erguida: por etapas. A primeira delas teve início no mês de outubro, quando os trabalhos para a retirada da rampa de acesso próxima à rua Barão de Tefé, na Saúde, tiveram início. A demolição das pistas que hoje são utilizadas por motoristas, no entanto, começará em abril de 2013, quando o primeiro trecho da chamada via Binária estará pronto e servirá como alternativa aos motoristas.

O trecho que começa a ser derrubado em 2013 vai da rodoviária Novo Rio até a altura da rua Rivadávia Correia. A previsão é que esta fase dos trabalhos termine em meados de 2014. Até o início de 2016 o elevado terá deixado de existir em sua totalidade.

Segundo Alberto Silva, assessor especial da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), essa fase dos trabalhos só poderá começar à medida em que os trechos de superfície da via Binária, que correrá paralela à Avenida Rodrigues Alves, e as novas alças de subida e descida do viaduto do Gasômetro, estiverem prontos.

Durante as obras, apenas duas pistas da Avenida Rodrigues Alves, sendo uma em cada sentido, continuarão a ser usadas pelos motoristas. As outras vão funcionar como canteiro de obras para a demolição. Alberto também explica que, diferente do foi planejado inicialmente, não haverá interdição parcial das pistas, e sim total.

– Inicialmente planejávamos interditar apenas um lado da Perimetral, enquanto o outro continuaria a funcionar. Mas esta solução se mostrou complexa pela própria estrutura do elevado. Não tinha como tirar somente meia pista, então o desmonte será feito com interdição total, nos dois sentidos, à medida que as pistas do Binário vão avançando – explica.

Maior parte dos trabalhos será feito à noite

Para minimizar os transtornos para os motoristas, Alberto Silva enfatiza que a maior parte dos trabalhos na Perimetral acontecerá à noite, quando guindastes erguerão as vigas, que serão colocadas em carretas e levadas para terrenos da prefeitura, para posterior reutilização. Durante o dia serão feitos o recorte e retirada do asfalto do elevado.

A grande complexidade do trabalho, no entanto, não é a retirada do elevado em si, e sim a logística para manter a cidade funcionando durante a obra. Além da demolição da Perimetral, outras obras estarão acontecendo ao mesmo tempo: a construção da Via Binária, do túnel da via expressa e a urbanização da própria Rodrigues Alves.

– Infelizmente, durante este período, o motorista vai enfrentar problemas. Todo um planejamento será feito para que isto aconteça da melhor maneira possível. Por isso, este será um bom momento para colocar em prática propostas como transporte solidário, com o objetivo de diminuir o número de veículos funcionando – explica Alberto Silva.

Com o fim dos trabalhos, previstos para o início de 2016, o resultado será uma região portuária com trânsito integrado, maior capacidade para a circulação de veículos e maior fluidez no trânsito.

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Atualizado em 31/08/2015 às 16h01
Elevado Paulo de Frontin Sentido Praça da Bandeira
Fluxo: Lento
Túnel Rebouças Sentido Lagoa
Fluxo: Lento
Avenida Brasil Sentido Zona Oeste
Fluxo: Lento
Autoestrada Lagoa-Barra Sentido Zona Oeste
Fluxo: Intenso
Avenida Presidente Vargas Sentido Praça da Bandeira
Fluxo: bom
Linha Amarela Sentido Barra da Tijuca
Fluxo: Lento
Linha Vermelha Sentido Baixada
Fluxo: Lento
Elevado Paulo de Frontin Sentido Túnel Rebouças
Fluxo: bom
Túnel Santa Bárbara Sentido Laranjeiras
Fluxo: bom
Túnel do Joá Sentido Barra
Fluxo: Lento
Avenida Brasil Sentido Centro
Fluxo: Intenso
Viaduto 31 de Março Sentido Laranjeiras
Fluxo: bom
Linha Amarela Sentido Fundão
Fluxo: bom
Via Binário Sentido Gasômetro
Fluxo: Intenso
Via Binário Sentido Av. Venezuela
Fluxo: Intenso
Autoestrada Lagoa-Barra Sentido Zona Sul
Fluxo: bom
Túnel Zuzu Angel Sentido Gávea
Fluxo: bom
Gasômetro Sentido Ponte Rio-Niterói
Fluxo: bom
Gasômetro Sentido Centro
Fluxo: bom
Linha Vermelha Sentido Centro
Fluxo: bom
Estrada Grajaú-Jacarepaguá Sentido Zona Norte
Fluxo: bom
Túnel Rebouças Sentido Rio Comprido
Fluxo: bom
Avenida Presidente Vargas Sentido Candelária
Fluxo: Lento
Viaduto 31 de Março Sentido Santo Cristo
Fluxo: bom
Túnel Santa Bárbara Sentido Catumbi
Fluxo: bom
Estrada Grajaú-Jacarepaguá Sentido Zona Oeste
Fluxo: bom
Túnel do Joá Sentido São Conrado
Fluxo: bom
Túnel Zuzu Angel Sentido São Conrado
Fluxo: bom
Aterro do Flamengo Sentido Copacabana
Fluxo: bom
Aterro do Flamengo Sentido Centro
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