Porto Maravilha
Principal projeto da Cidade Olímpica, será a nova porta de entrada do Rio. Prevê intervenções urbanísticas, restauro, construção de túneis, museus e muito mais
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Sobre o Projeto

É um projeto de requalificação urbana que promove o reencontro da Região Portuária com a cidade, lançando um novo padrão de qualidade de vida no Rio de Janeiro. O Porto Maravilha está recuperando a infraestrutura urbana, o transporte, o meio ambiente, os patrimônios histórico e cultural, além de melhorar as condições habitacionais da região. Construído no início dos anos 50 com o objetivo de ligar as zonas Norte e Sul, o Elevado da Perimetral mostrava sinais de saturação. A demolição é a chave do novo sistema viário do Porto Maravilha, acabando com a imagem de um local de passagem, que marcou a Região Portuária. A derrubada está abrindo caminho para o resgate do patrimônio histórico e arqueológico da área, da qualidade de vida dos moradores do local e da cidade como um todo. A obra contempla o conceito de sustentabilidade, reciclando o concreto, reutilizando-o na pavimentação de ruas e calçadas. Além da reformulação viária, o projeto Porto Maravilha possui outros pontos de destaque: Jardim do Valongo - O lugar, antes abandonado, hoje é motivo de orgulho para o carioca. Localizado na encosta do Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo passou por reforma, que trouxe de volta suas características originais. Inspirado nos jardins franceses do século XIX, o local possuiu características parecidas com as da sua primeira inauguração, em 1906. A reforma faz parte do projeto Porto Maravilha. Museu de Arte do Rio - Inaugurado no dia 1° de março de 2013 como parte das comemorações do aniversário da cidade, o Museu de Arte do Rio é um espaço dedicado à arte e à cultura visual, que abriga exposições, de curta e média duração, promovendo uma leitura da história da cidade, dos desafios e expectativas. Museu do Amanhã - O museu será um espaço dedicado às ciências. O lugar, de arquitetura sustentável, vai explorar as variedades do amanhã nos campos da matéria, da vida e do pensamento, além de proporcionar o debate de diversas questões ambientais, sociais e climáticas. Ele será um ambiente de experiências, que permitirá ao visitante fazer escolhas pessoais, vislumbrar possibilidades de futuro, perceber como será a sua vida e a do planeta nos próximos 50 anos. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2015. Ao final do processo, em 2016, o Porto do Rio será referência mundial em cultura, lazer e qualidade de vida.

O que é?

Projeto que vem transformando uma das regiões mais importantes da cidade e que durante anos foi relegada ao abandono. O Porto Maravilha será responsável pela revitalização de uma área de cinco milhões de metros quadrados, que inclui a abertura de novas vias e a reurbanização, deixando para a cidade um dos mais importantes legados dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio Ganha. Você Também.

Protagonista na construção da Cidade Olímpica, o Porto Maravilha se destaca pela reestruturação da região histórica do Rio. Iniciado em junho de 2009, o trabalho inclui a construção da Via Expressa, que vai substituir o Elevado da Perimetral. Paralelo à nova via está a Binário do Porto, inaugurada no dia 20 de outubro de 2013, que surge para fazer o papel que cabia à Avenida Rodrigues Alves, porém com maior capacidade de tráfego de veículos. Ainda em construção está o Túnel do Binário, que vai completar a Via Binário do Porto, já inaugurada.

Como boa parte da Binário e da Via Expressa será subterrânea, um trecho da Av. Rodrigues Alves será transformado em um boulevard que será cortado pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de bonde moderno e não poluente com capacidade para transportar até 415 pessoas. E o melhor: tudo isso sem a interferência da Perimetral, que está sendo removida.

 

Onde fica

Projetos Interligados
  • Binário do Porto

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    Ruas revitalizadas, novas alças no Gasômetro, dois túneis. Todo este conjunto de melhorias faz parte do Binário do Porto, via que vai distribuir com maior fluidez o trânsito na Região Portuária e, neste primeiro momento, antes da conclusão da Via Expressa, substituirá o elevado da Perimetral. Com 3,5km de extensão e três pistas por sentido, a via corre paralela à Avenida Rodrigues Alves. Inaugurada em duas fases, ligará, neste primeiro momento, a rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No sentido contrário, partirá da Rua Primeiro de Março em direção às novas alças do Gasômetro. Este trajeto corresponde à 80% das obras do Binário, restando apenas o túnel do Binário, que tem previsão de conclusão para 2014.

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  • Museu do Amanhã

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    Espaço de reflexão permanente sobre como as ações humanas causam impacto em todo o planeta. Esta é apenas uma das definições do Museu do Amanhã, prédio de arquitetura futurista que já desponta no Píer Mauá, em uma região que, totalmente remodelada, será um dos principais legados deixados para a cidade por conta dos Jogos de 2016. Idealizado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu terá 15 mil metros quadrados de áreas e uma fachada móvel, com estrutura similar a asas que se movimentarão para melhorar a iluminação do ambiente, além de permitir a sustentação de placas que vão captar energia solar. Através de um sistema de filtro, a água da Baía de Guanabara será reaproveitada, que vai permitir que ela possa climatizar melhor o interior do espaço, além de abastecer o espelho d´água do museu.

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  • Museu de Arte do Rio

    Conheça o Projeto

    Inaugurado no primeiro semestre de 2013, o Museu de Arte do Rio, mais conhecido como MAR, surge imponente em um cenário que encontra-se em franco processo de revitalização, a região portuária da cidade. Composto por dois prédios de arquitetura totalmente heterogênea - o Palacete D. João VI e o antigo prédio da Polícia Civil - o MAR voltará seus olhos para a cidade que o abriga. O Rio de Janeiro será alvo de exposições, debates, cursos e workshops que pretendem discutir a cidade, com todas as suas sutilezas e particularidades. Para isso, cada um de seus prédios tem um papel específico. Enquanto o Palacete D. João VI funciona como o pavilhão expositivo, exibindo mostras de diferentes artistas, o prédio ao lado tem como foco a educação. Batizado de Escola do Olhar, oferece cursos para professores e alunos da rede pública de educação, difundindo a arte e seu caráter educativo e aglutinador.

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  • Via Expressa

    Conheça o Projeto

    Com 5.050 metros de extensão, a futura Via Expressa ligará o Aterro do Flamengo, nas imediações do aeroporto Santos Dumont, à Av. Brasil e Ponte Rio-Niterói. Quando for concluída, terá o maior túnel rodoviário da cidade, com 2.890 metros de extensão, o que permitirá que grande parte da Avenida Rodrigues Alves seja transformada em um boulevard para pedestres e por onde também circulará o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Em fase de construção, a Via Expressa vai substituir o elevado da Perimetral, ampliando a quantidade de pistas hoje existentes de quatro para seis faixas, sendo três em cada sentido.

    Via Expressa

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