Porto Maravilha
Principal projeto da Cidade Olímpica, será a nova porta de entrada do Rio. Prevê intervenções urbanísticas, restauro, construção de túneis, museus e muito mais
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Sobre o Projeto

Uma das regiões mais importantes da cidade e porta de entrada de visitantes que chegam pelo mar, a Região Portuária passou por décadas de abandono até a chegada da Operação Urbana Porto Maravilha. O projeto, que é um dos mais importantes legados olímpicos, simboliza a retomada de uma área que é berço cultural da cidade. Ao todo, 5 milhões de metros quadrados serão revitalizados na região. O processo já se encontra em andamento, e o primeiro marco cultural a ser inaugurado foi o Museu de Arte do Rio, que abriu suas portas ao público no dia 1º de março de 2013, comemorando o aniversário da cidade em grande estilo. Outro passo fundamental para a retomada da região, a derrubada e posterior substituição do Elevado da Perimetral, começou a se tornar realidade. Em novembro, a via foi interditada e começou a ser demolida, e em seu lugar foi aberta a via Binário do Porto. Paralela à Avenida Rodrigues Alves, possui três faixas por sentido, ligando a Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco em um sentido e, no outro, parte da Rua Primeiro de Março em direção ao elevado do Gasômetro. A substituição da Perimetral contribuirá para o avanço na construção do túnel do Binário, além da Via Expressa, que como o próprio nome diz, será uma alternativa sem semáforos para o trânsito no Centro, aumentando a fluidez no tráfego local e possibilitando a transformação da Avenida Rodrigues Alves em um boulevard para pedestres. Completa o pacote de transformações a construção do Museu do Amanhã, no Píer Mauá. O prédio, totalmente sustentável, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e, em seu interior, abordará temas relevantes ao futuro da humanidade. Ao final do processo, em 2016, o porto do Rio será referência mundial em cultura, lazer e qualidade de vida.

O que é?

Projeto que vem transformando uma das regiões mais importantes da cidade e que durante anos foi relegada ao abandono, o projeto Porto Maravilha será responsável pela revitalização de uma área de 5 milhões de metros quadrados, que inclui a abertura de novas vias e a reurbanização, deixando para a cidade um dos mais importantes legados dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio Ganha. Você Também.

Protagonista na construção da Cidade Olímpica, o Porto Maravilha se destaca pela reestruturação da região histórica do Rio. Iniciado em junho de 2009, o trabalho inclui a construção da Via Expressa, que vai substituir o Elevado da Perimetral. Paralelo à nova via está o Binário do Porto, inaugurado no domingo 20 de outubro de 2013, que surge para fazer o papel que hoje cabe à Avenida Rodrigues Alves, porém com maior capacidade de tráfego de veículos. Juntas, as duas representam uma nova era para o trânsito na região.

Como boa parte do Binário e da Via Expressa será subterrânea, um trecho da Av. Rodrigues Alves será transformado em um boulevard que será cortado pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), espécie de bonde moderno e não poluente com capacidade para transportar 450 pessoas. E o melhor: tudo isso sem a interferência da Perimetral, que já começou a ser removida.

Desde que começou, o projeto Porto Maravilha já reurbanizou 24 ruas na região, sendo oito na parte baixa dos bairros da Gamboa e Saúde e outras 16 no histórico Morro da Conceição, além de revitalizar o histórico Jardim do Valongo e recuperar o antigo Cais do Valongo, por onde chegaram mais de 500 mil escravos vindos da África.

Onde fica

Projetos Interligados
  • Binário do Porto

    Conheça o Projeto

    Ruas revitalizadas, novas alças no Gasômetro, dois túneis. Todo este conjunto de melhorias faz parte do Binário do Porto, via que vai distribuir com maior fluidez o trânsito na Região Portuária e, neste primeiro momento, antes da conclusão da Via Expressa, substituirá o elevado da Perimetral. Com 3,5km de extensão e três pistas por sentido, a via corre paralela à Avenida Rodrigues Alves. Inaugurada em duas fases, ligará, neste primeiro momento, a rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No sentido contrário, partirá da Rua Primeiro de Março em direção às novas alças do Gasômetro. Este trajeto corresponde à 80% das obras do Binário, restando apenas o túnel do Binário, que tem previsão de conclusão para 2014.

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  • Museu de Arte do Rio

    Conheça o Projeto

    Inaugurado no primeiro semestre de 2013, o Museu de Arte do Rio, mais conhecido como MAR, surge imponente em um cenário que encontra-se em franco processo de revitalização, a região portuária da cidade. Composto por dois prédios de arquitetura totalmente heterogênea - o Palacete D. João VI e o antigo prédio da Polícia Civil - o MAR voltará seus olhos para a cidade que o abriga. O Rio de Janeiro será alvo de exposições, debates, cursos e workshops que pretendem discutir a cidade, com todas as suas sutilezas e particularidades. Para isso, cada um de seus prédios tem um papel específico. Enquanto o Palacete D. João VI funciona como o pavilhão expositivo, exibindo mostras de diferentes artistas, o prédio ao lado tem como foco a educação. Batizado de Escola do Olhar, oferece cursos para professores e alunos da rede pública de educação, difundindo a arte e seu caráter educativo e aglutinador.

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  • Via Expressa

    Conheça o Projeto

    Com 5.050 metros de extensão, a futura Via Expressa ligará o Aterro do Flamengo, nas imediações do aeroporto Santos Dumont, à Av. Brasil e Ponte Rio-Niterói. Quando for concluída, terá o maior túnel rodoviário da cidade, com 2.890 metros de extensão, o que permitirá que grande parte da Avenida Rodrigues Alves seja transformada em um boulevard para pedestres e por onde também circulará o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Em fase de construção, a Via Expressa vai substituir o elevado da Perimetral, ampliando a quantidade de pistas hoje existentes de quatro para seis faixas, sendo três em cada sentido.

    Via Expressa

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