TransOlímpica
A TransOlímpica vai ligar a Bara da Tijuca a Deodoro, numa via de 3 faixas sem sinais e nem cruzamentos, conectando-se à TransOeste, TransCarioca e TransBrasil
TransOlímpica
Sobre o Projeto

A TransOlímpica vai ligar os dois principais polos de competições da cidade, Deodoro e Barra da Tijuca, onde acontecerá a maior parte das provas dos Jogos Olímpicos de 2016. Um dos compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional (COI), ela terá duas pistas de três faixas cada, sendo uma delas exclusiva para o BRT.

O que é?

Os 23km de extensão da TransOlímpica vão cortar bairros importantes como Magalhães Bastos, Curicica e Sulacap. Seu projeto prevê a construção, ao longo do trajeito, de 18 estações para o BRT, além de dois terminais.

Com investimento total de R$ 1,5 bilhão, o corredor não terá sinais de trânsito em seu trajeto e fará ligação com a TransCarioca, na Taquara, e com a TransOeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de se interligar a outros modais, com os trens da Supervia no bairro de Deodoro. O financiamento do corredor será feito com a iniciativa privada através do sistema de concessão, o que dará o direito de construção, manutenção e operação da via durante 35 anos.

Ao todo, 400 mil pessoas serão beneficiadas diariamente pela via, que vai reduzir o tempo de viagem dos passageiros de 1h50 para apenas 40 minutos, proporcionando melhor qualidade de vida e mais tempo para realizar outras atividades durante o dia.

O Rio Ganha. Você Também.

Com investimento total de R$1,5 bilhão, os 23km de extensão da TransOlímpica farão ligação com outros dois corredores para BRT: TransCarioca na Taquara e a TransOeste no Recreio dos Bandeirantes, além dos trens da Supervia em Deodoro. O projeto prevê ainda a duplicação de importantes vias, como a Avenida Salvador Allende e as estradas de Curicica e do Guerenguê, em Jacarepaguá, bem como a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca com a construção de um túnel com quatro emboques.

O corredor cortará os bairros da Barra, Recreio dos Bandeirantes, Camorim, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Vila Militar e Deodoro, transformando-se em uma opção à Linha Amarela para quem vive na Baixada Fluminense e nas regiões próximas à Avenida Brasil.

 

Onde fica

Mais projetos em Transportes